outubro 2017
S T Q Q S S D
« ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

O que é Identidade Visual?

Oi pessoal, as Dicas de hoje serão sobre utilização das cores na identidade visual de um produto, serviço ou empresa, para começarmos, vou falar um pouco sobre o que é e para que se destina a identidade visual.

Identidade visual, é a maneira como você quer que seu produto, serviço, sua empresa ou você seja reconhecido (atenção: estou falando de identidade visual em relação as cores de uma logomarca e não sobre a criação do design da logomarca), com uma identidade visual definida, fica mais fácil ser reconhecido pelo seu público-alvo, por exemplo: se você trabalha com alimentação, as cores a serem trabalhadas nessa identidade visual, basicamente, são o vermelho e o amarelo, que são cores que estimulam as pessoas, despertam a necessidade de uma ação, no caso, estimulam o desejo de consumo.

Não a toa, a Coca-Cola é vermelha, as grandes redes de lanchonetes trabalham com o vermelho, que é a cor mais utilizada, mas o amarelo também pode ser utilizado com esse objetivo, pois remete a um estado de atenção, faz o consumidor prestar atenção no produto a ser comercializado. Lógico, você tem que trabalhar a ergonomia de cores (as cores de modo harmonioso), não dá pra deixar tudo vermelho ou amarelo, é preciso parcimônia (cuidado) ao utilizar essa combinação, ver quais as cores que combinam entre si, mas que não se anulem. Não utilizar, por exemplo, a logo em vermelho com o fundo azul, pois se o vermelho estimula, o azul tem efeito contrário, acalma, desse modo não se vai a lugar nenhum, a não ser que seu produto seja, relacionado por exemplo, com hospitais (onde você precisa de ação e ao mesmo tempo tranquilidade) , utilize com o preto, o branco e até com uma variação mais suave do amarelo (como na imagem acima e, antes que você diga que bege não é amarelo, o  bege é uma variação do amarelo), para não doer na vista e o cliente não conseguir nem olhar para a sua logo.

Mas se você tem um cliente que EXIGE, que utilize as cores que ele quer, mesmo com os argumentos apresentados por você, bom, nesse caso, você fez o seu papel e avisou que o resultado pode não ser o esperado, mas o cliente tem sempre razão, mãos a obra e seja o que Deus quiser! Você ainda pode optar por não associar seu nome ao produto e retirar do seu portfólio ou pode deixar lá e quando algum cliente questionar seu trabalho, você explica a razão do trabalho ter saído assim, quem sabe seu novo cliente não dê ouvidos à você?

Bem, por hoje é só, acompanhe a nossa Seção de Dicas, em cada post, vou falar um pouco sobre criação, design, projetos, sites, marketing, publicidade, custos de serviços, etc.

Até a próxima!